quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Fauna selvagem de Angola

O território angolano é detentor de uma fauna muito diversificada. Pode mesmo considerar-se que existem em Angola quase todos os exemplares da típica fauna africana. O animal selvagem mais emblemático de toda a fauna angolana é sem dúvida alguma o leão. Os leões são predadores temíveis que se atrevem a atacar quase todos os animais selvagens e muitas vezes o gado doméstico dos africanos. Um leão adulto chega a pesar cerca de 250 kg e necessita de comer cerca de 60 kg de carne por dia.
Na realidade não são os leões machos que caçam para prover os clãs de carne. Essa tarefa compete às leoas. As leoas são mais ágeis e rápidas do que os machos e usam de grande estratégia para caçar as presas, sem grande esforço. A caça é um ritual diário para os leões e acontece de manhã ao nascer do dia, ao cair da noite e durante a própria noite. Os leões raramente caçam à hora do calor. Os leões depois de saciados espojam-se à sombra das árvores ou das moitas de arbustos e passam o dia a dormir ou a descansar. Os leões têm uma grande capacidade de dissimulação e a sua pelagem castanha, escassamente malhada, permite-lhes uma dissimulação perfeita no meio davegetação. Não é nada fácil descobrir leões abrigados nas moitas. As leoas são muito mais rápidas na corrida do que os machos e sabem calcular as distâncias adequadas para lançar os ataques. Uma leoa adulta bem desenvolvida não pesa mais do que 180 kg. e pode correr a mais de 60 km por hora durante os primeiros 100 metros. Quando o ataque é dirigido a presas grandes que podem oferecer resistência e representar algum perigo, como os búfalos, o ataque é feito em grupo. O leão só aparece no final da caçada, para dar um golpe de misericórdia à presa e reclamar a sua parte, normalmente a melhor. Os leões têm preferência em iniciar o seu banquete pelo fígado da vítima, que certamente apreciam mais por ter grande quantidade de sangue e ter também um melhor paladar.
Leoas preparando uma emboscada
Leoas atravessando um regato
Leoa atacando uma zebra Um clã de leões comporta-se como uma família unida. É normalmente formado por dois machos e várias fémeas adultas que se fazem acompanhar das suas crias em diversas fases de desenvolvimento. Logo que as crias masculinas atingem o tamanho de adultos, no despontar da juba, os machos grandes, os patriarcas, expulsam-nos do clã para que não lhes façam concorrência sexual. Têm então de partir em grupos de dois ou três e de ir fazer vida longe do clã. Quando, passado um ou mais anos atingem o seu pleno desenvolvimento, regressam ao clã para disputar o lugar dos pais. Se vencerem a luta com os pais apoderam-se do clã e escorraçam os pais, matando de seguida todos os juvenis descendentes dos pais escorraçados. É algo de muito cruel ,mas no entanto normal para os animais da sua espécie. Os maiores inimigos dos leões são as hienas, que procuram roubar-lhes as presas e comer-lhes os filhos jovens. Leões e hienas são inimigos tradicionais permanentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário