quinta-feira, 10 de maio de 2012

Pacassa Angolana

A pacassa ou búfalo castanho de Angola, é o búfalo castanho da floresta, um bovídeo que habita a maior parte dos países da África Equatorial e cujo habitat preferido são as margens dos grandes cursos de água, nas zonas que habitualmente se denominam de florestas galeria. A pacassa é muito semelhante ao búfalo preto nos seus hábitos e comportamento.É contudo um búfalo mais pequeno. É um animal de temperamento desconfiado e vingativo. Os caçadores conhecem bem a pacaça e a sua ferocidade. Muitos caçadores encontraram mortes terríveis na caça às pacassas. Uma pacaça ferida torna-se extremamente perigosa e os caçadores têm o dever moral de a abater para que ela não descarregue a sua fúria vingativa sobre qualquer pessoa inocente que possa cruzar-se no seu caminho ou que venha a aproximar-se do local onde esteja refugiada. Embora relativamente grande, o búfalo castanho consegue esconder-se e dissimular-se no mato e nas moitas de uma forma tal, que dificilmente consegue ser visto. Parece que este animal é capaz de reconhecer sempre o caçador que o feriu e sobre ele descarrega toda a sua fúria animal assassina. Alguns dos caçadores mortos por pacaças feridas foram encontrados num estado verdadeiramente irreconhecível. Foram despedaçados e reduzidos a uma massa disforme de carne e ossos.
em Angola o búfalo da floresta vive em zonas de clima quente e húmido onde prolifera a terrível mosca tsé-tsé, responsável pela disseminação da grave doença do sono, que todos os anos vitima milhares de africanos, e que também provoca grande mortandade nos rebanhos de bovídeos das populações nativas. Na época colonial os portugueses quase conseguiram controlar a doença do sono, usando como armas principais o recurso à esterelisação dos machos das moscas tsé-tsé e a pulverização de insecticidas nas áreas mais endémicas.
A terrível mosca tsé-tsé
Vaca e cria atacadas de tripanosomíase – doença do sono. As pacaças, devido à boa qualidade e paladar da sua carne foram muito visadas durante as guerrascolonial e civil com o propósito de abastecer os militares e os nacionalistas africanos de carne abundante e barata. Elas tornaram-se alvos referenciais para ambos e foram fortemente dizimadas com recurso à utilização de armas de guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário