quinta-feira, 10 de maio de 2012
Leopardo – onça
O leopardo africano habita em quase toda a imensa vastidão do Continente Africano, desde as exuberantes e densas florestas, até às regiões áridas e rochosas que confinam com o grande deserto do Sara e com o deserto do Kalaari.
O Leopardo é um predador eficaz e cruel que possui uma das mais desenvolvidas capacidades de adaptação e um inegualável poder de dissimulação. É um trepador por excelência que se move com muita facilidade e segurança nos ramos das árvores, onde passa grande parte do tempo e onde caça macacos.
O leopardo é dotado de olhos com excelente capacidade para a visão nocturna. Eles possuem uma membrana reflectora (tapetum lucidum) que se situa logo atrás da retina e que é extremamente sensível à luz, podendo captar qualquer raio luminoso por mais fraca que seja a sua intensidade. Esta membrana é que faz com que eles brilhem à noite. Uma visão deste tipo dá ao leopardo a possibilidade de caçar à noite com facilidade e eficiência.
O leopardo é um animal de hábitos eminentemente nocturnos, que durante o dia foge ao calor tropical e que, como qualquer outro felino, aproveita o dia para descansar e dormir. É ao começo da noite e durante a noite que efectua as suas caçadas. O leopardo é um animal muito ágil e silencioso que ataca sempre de surpresa e com uma fulminante rapidez, dando raramente à presa, a oportunidade de escapar. É dotado de garras retrácteis fortes e afiadas como verdadeiros punhais, que dilaceram facilmente as suas vítimas. O leopardo mata por asfixia cravando os seus poderosos caninos na garganta das presas apertando-lhes a traqueia e a veia jugular até que sucumbam. Os leopardos são felinos solitários que só se juntam para o acasalamento e durante o crescimento das suas crias.
Onça africana em repouso
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário