quarta-feira, 9 de maio de 2012
Angola Nova República – pós independência...
25/06/1991 – Série de 4 valores mais 1 bloco: “Ano Africano do Turismo”, com logotipo da Organização Mundial do Turismo. O selo de menor valor facial da série, 3 novos kwanzas (Nkz), mostra duas girafas. Artista: Raúl Indipwo. Impressão: Litografia Nacional. Yvert: 824/827. Scott: 800/803.
3 Nkz – Parque Nacional do Iona (maior do país, na Província do Namibe)
7 Nkz – Quedas de Água de Kalandula
35 Nkz – Baía do Lobito (Província de Benguela)
60 Nkz – Welwitchia mirabilis*
* Espécie única, a planta Welwitschia mirabilis, só existe em Angola e na Namíbia. Em Angola ela é exclusiva do Deserto do Namibe, na Província do Namibe, região sul do país. Esta espécie foi batizada a partir do nome do Dr. Friedrich A. Welwitsch, botânico e explorador austríaco quem a descobriu em Angola no dia 03/09/1859. Devido às suas características únicas, incluindo o seu lento crescimento, a Welwitschia é considerada uma espécie ameaçada. No entanto, pensa-se que as plantas que vivem em Angola estão mais protegidas do que as da Namíbia, devido às minas terrestres que protegem o seu habitat... É uma planta rasteira, formada por um caule lenhoso que não cresce, possui uma enorme raiz aprumada e duas folhas apenas, rígidas e fibrosas, em forma de fita larga, que continuam a crescer durante toda a vida da planta. Com o tempo, as folhas podem atingir mais de dois metros de comprimento e tornam-se esfarrapadas nas extremidades. É difícil avaliar a idade que estas plantas atingem, mas pensa-se que cada Welwitschia possa viver mais de mil anos.
Em 1959 foi emitida uma série de 4 valores sobre o Centenário do Descobrimento da Planta “Welwitschia Mirabilis”. Desenhos de Neves e Sousa, representando quatro diferentes aspectos da planta. Impressão litográfica por Litografia Portugal, em Lisboa, sobre papel esmalte, em folhas de 50 selos com denteado 14. Foram emitidos 200 mil selos de cada uma das taxas de 1$50, 2$50, 5$00 e 10$00. Fonte: Selos de Angola, de Carlos Kullberg (www.caleida.pt/filatelia).
Abaixo, bloco de 1 selo com valor facial de 30 Nkz, numerado e assinado pelo artista, que mostra o mapa de Angola e vários animais como: avestruz, crocodilo, elefante, flamingo, girafa, hipopótamo, palanca, papagaio-cinza, rinoceronte-negro, orix, entre outros.
Nota: Não sei se os animais são encontrados na mesma região em que o artista os pintou... mas pelo desenho as girafas aparecem na Província do Moxico, portanto no Parque Nacional da Kameia... Na coleção há o FDC oficial que traz em cachê o mapa da África com zebra e o slogan: “Mil Culturas e Paisagens – Uma África”. A série completa e o FDC foram contribuições de Seme. Bloco número 9558 adquirido em Curitiba.
1992 – República de Angola
Etiquetas:
Angola Nova República – pós independência...
Local:
Angola
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário