quarta-feira, 9 de maio de 2012
ANGOLA
This page is part of © GIRAFAMANIA website / Esta página é parte do sítio GIRAFAMANIA
PARQUES E RESERVAS NACIONAIS DE ANGOLA
Neste país encontramos a subespécie girafa-sul-africana; outrora foi a verdadeira casa da girafa-angolana!
A República de Angola está em um planalto coberto por savanas. Apesar de rico em petróleo e diamantes, é um dos países mais pobres do mundo... Veja página sobre a História!
Localização do país – Costa ocidental da África, sudoeste do Continente Africano, ao sul da Linha do Equador. Seu território é limitado ao norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, ao sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico.
Angola inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, ao norte.
Características – Litoral retilíneo limitado por uma ilha de montanhas paralelas à costa; planalto com 1.000 metros de altitude (maior parte). Rios principais – Congo ou Zaire (4.667 km) e rio Kwanza.
Atualmente, os Parques e Reservas Nacionais, coutadas e áreas naturais seja com designação Integral, Parcial ou Regional, recebem grande atenção do Governo que, através de parcerias, tem recuperado essas zonas de proteção selvagem de Angola...
A caça furtiva e a guerra civil reduziram drasticamente a fauna abundante que um dia existiu... Como na maioria dos parques angolanos é incerta a população ou a quantidade de animais que sobreviveu a guerra... No Parque Nacional da Kissama, por exemplo, de 450 leões em 1950, restavam 5 em 1997, enquanto os elefantes tinham passado de 1.200 para 20.
Entretanto, graças ao projeto “Operação Arca de Noé” vários animais provenientes de outros países africanos repovoam o Parque da Kissama, inclusive girafas. Diga-se de passagem, girafas podem ser encontradas em 4 Províncias do país, pelas minhas pesquisas:
Província do Bengo – no Parque da Kissama – principal área de proteção ambiental de Angola
Província do Moxico – no Parque da Kameia
Província do Namibe – na Reserva do Namibe e no Iona – maior parque de Angola
Província do Cunene – no Parque da Mupa que, aliás, foi criado especialmente para proteger a girafa-angolana
Conhecendo um pouco do território para entender onde se localizam os parques e reservas... Como se fossem Estados, são 18 as Províncias de Angola (em ordem alfabética): Bengo, Benguela, Bié, Cabinda, Cunene, Huambo, Huíla, Kuando Kubango, Kwanza-Norte, Kwanza-Sul, Luanda, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malange, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire.
O sul de Angola até o paralelo 14 é, sensivelmente, a zona mais rica em fauna. Nele se encontram grandes mamíferos, entre eles, uma espécie única a palanca-preta ou palanca-gigante que só habita a região compreendida entre os rios Cuango e Luando, e está reduzida a algumas centenas de cabeças...
1 – Cabinda
2 – Zaire
3 – Uíge
4 – Luanda
• Parque Natural do Ilhéu dos Pássaros
5 – Bengo
• Parque Nacional da Kissama
6 – Malange
• Parque Nacional da Cangandala
• Reserva Especial do Luando
7 – Lunda-Norte
8 – Lunda-Sul
9 – Kwanza-Norte
10 – Kwanza-Sul
11 – Benguela
• Parque Regional da Chimalavera
• Reserva Búfalo
12 – Huambo
13 – Bié
14 – Moxico
• Parque Nacional da Kameia
15 – Namibe
Abaixo, mapa do país com a divisão administrativa e os Parques Naturais e Zonas Protegidas de Angola em seguida de cada uma das 18 Províncias (organizadas de norte a sul):
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário