quinta-feira, 10 de maio de 2012

Girafa

Devido ao seu longo pescoço a girafa é sem dúvida o animal mais alto das extensas savanas africanas. Os seus membros anteriores são muio mais compridos do que os membros posteriores o que torna a sua configurção anatómica deveras curiosa. Aos nossos olhos a Girafa parece-nos, logo à primeira vista, um animal desequilibrado.
Os rebentos verdes, são o seu suprimento natural de água. O seu pescoço tem um comprimento de aproximadamente 3 metros o que faz com que um animal adulto chegue a atingir os 6 metros de altura. O seu longo pescoço proporciona-lhe uma forma muito típica de se alimentar, podendo colher rebentos tenros e frutos silvestres, nas extremidades dos ramos mais altos das árvores. As girafas possuem um sistema circulatório muito forte e perfeito onde o sangue circula com grande pressão arterial, porque de contrário não conseguiria chegar à cabeça do animal. Na parte posterior da cabeça as girafas têm válvulas de retenção sanguínea para evitar o refluxo do sangue quando a girafa baixa a cabeça para beber. A girafa pode passar longos períodos de tempo sem beber devido à sua alimentação à base de folhas
A Girafa só tem um predador natural; o leão. A sua única defesa é ter um coice extremamente forte que acertando em cheio na cabeça de um leão pode partir-lhe o crâneo.

Sem comentários:

Enviar um comentário