quinta-feira, 10 de maio de 2012

Hiena

A hiena malhada africana é um dos animais mais repelentes e antipáticos da selva. É um predador eficaz e atrevido.É um animal necrófago, que se organiza em matilhas e que também caça presas em corrida. Tal como os leões, vive organizada em clãs. No caso das hienas, as fêmeas mais velhas é que governam os clãs.
Normalmente os machos não permanecem nos clãs, vivem fora deles e só se juntam aos clãs na altura da reprodução. As fêmeas, em conjunto, asseguram a protecção e alimentação das crias do clã. As hienas possuem mandíbulas e dentes poderosos, capazes de triturar ossos com grande facilidade.
Qual seria o dentista capaz de meter a mão numa boquinha destas? Quando caçam em grupo e apanham presas vivas, as suas vítimas têm uma morte horrorosa, pois são despedaçadas antes de morrer e rapidamente devoradas. Existe uma lenda antiga em África, que conta, que as hienas à noite, atacam também os homens, mas antes de o fazerem põem-se primeiro de pé, para verem se são mais altas do que eles. Só os atacarão, se forem mais altas. Por isso, quando à noite, se deslocam nos carreiros da mata, os africanos colocam latas altas na cabeça, ou levam um pau com um chapéu na ponta, para aumentarem a sua altura e não serem atacados.
As hienas que não são do mesmo clã e que não têm o mesmo cheiro de grupo atacam e devoram os filhos de outros clãs,se os encontrarem desprotegidos pelas mães.

Sem comentários:

Enviar um comentário