quinta-feira, 10 de maio de 2012

Palanca Preta Gigante

Este gracioso antilope foi eleito pela sua invulgar beleza e raridade como o símbolo de Angola. O seu nome científico é (Hyppotragus Niger Variani). Os exemplares remanescentes desta espécie vivem sob apertada vigilância na Reserva Natural Integral do Luando onde se encontram reunidas todas as condições para a sua subsistência e protecção.Trata-se de uma espécie ameaçada de extinção. O tamanho e a forma dos seus longos chifres tornaram-na um troféu altamente cobiçado pelos caçadores nacionais e estrangeiros. A sua caça está totalmente proibida em Angola e impõe duras penalidades a quem se aventurar a abater um exemplar. Para além de uma pesada multa e do confisco de armas e veículos, acarreta ainda a prisão do infractor. A palanca-negra, pala-pala (Hippotragus niger) é uma espécie de palanca nativa da África Oriental e Austral. Possui uma pelagem entre castanha e negra, com exceção do focinho e da barriga, que são brancos. Chegou a pensar-se que esta espécie estivesse mesmo extinta, como consequência das guerras colonial e civil que alastraram por todo o território angolano, o que felizmente não aconteceu.
Um macho e duas fêmeas jovens Felizmente devido à protecção que se tem dispensado a estes magníficos animais, o seu número tem aumentado bastante e já é possível ver no Luando manadas formadas por perto de cinquenta animais.
Manada de palancas pretas gigantes A PALANCA GIGANTE é o antílope mais querido de Angola. Em adulto chega a pesar cerca de duzentos e quarenta quilos e pode medir entre 1,6 e 1,50 metros. Os juvenis desta espécie tanto os machos como as fêmeas não possuem pelo preto, possuem pelo castanho. A cor muda à medida que os machos vão crescendo, adquirindo a cor preta de azeviche na fase adulta. Só os machos adquirem a cor preta. O comprimento dos chifres na fase adulta chega a atingir os 165 centímetros.
Palanca preta na mata

Sem comentários:

Enviar um comentário