quinta-feira, 10 de maio de 2012

Rinoceronte preto

É um animal ameaçado de extinção, por causa das presumíveis propriedades medicinais dos seus chifres. É um animal atarracado e muito forte. É neurasténico por natureza. Tem um sentido da vista muito fraco. Há um pequeno pássaro que o avisa, sempre que há algum perigo eminente por perto. É um passarito de bico vermelho, um pouco maior que um pardal comum.
É um dos animais mais antigos da terra. O rinoceronte tem um ouvido e um olfacto apurados.Vive nas florestas que bordam as savanas. Come folhas, frutos silvestres, raízes e tubérculos. Pesa em adulto cerca de 2000 kg - Altura 1,5 m … medida na espádua - A sua caça clandestina reduziu de forma terrível o seu número no Continente Africano. De 1970 para esta data o número de rinocerontes pretos foi reduzido em 90 %. Apesar de toda a vigilância e esforços não tem sido possível protegê-lo eficazmente.
Rinoceronte branco com cria. Em corrida, quando carrega sobre os seus adversários, pode alcançar a velocidade de cerca de 50 km hora.
Rinoceronte preto em corrida. - Se não se reforçar a sua vigilância nos Parques de Vida Selvagem, poderá estar extinto dentro de umas décadas. Rinoceronte Branco - Como se consegue distinguir um rinoceronte preto de um rinoceronte branco? O rinoceronte preto é menos corpulento do que o rinoceronte branco. O rinoceronte preto tem uma armadura bocal muito diferente da do rinoceronte branco. O rinoceronte preto tem na extremidade do focinho um prolongamento em forma de bico recurvado, que actua como uma pequena tromba preensil que permite ao animal agarrar rebentos, frutos e folhas. A estrutura do focinho do rinoceronte branco é completamente diferente. Os lábios do rinoceronte branco são em tudo semelhantes aos dos bovídeos e estão perfeitamente adaptados à sua forma de alimentação, pois o animal pasta erva como qualquer bovídeo. É um habitante da savana por excelência, onde se alimenta de plantas e gramíneas como qualquer herbívoro. Normalmente o seu chifre frontal é mais curto e mais grosso que o do elefante preto. O rino branco é mais corpulento do que o rino preto. O seu habitat preferido é a savana. O habitat preferido do rinoceronte preto é a mata. É também uma espécie fortemente ameaçada pelos caçadores furtivos devido aos seus valiosos chifres. O seu número sofreu também uma grande redução, embora menor do que a do rino preto.

Sem comentários:

Enviar um comentário