quarta-feira, 9 de maio de 2012
Província de Malange – “Terra da Palanca-negra-gigante”
Parque Nacional da Cangandala -
Estabelecido como Reserva Natural Integral em 1963, tornou-se Parque Nacional desde 1970. Localizado próximo da cidade de Culamagia, ocupa uma área de 630 km², sendo o menor parque de Angola. Descrição: Não existem grandes cursos de água e a vida gira em torno dos charcos e lagoas que se formam durante a estação das chuvas. A vegetação é composta por floresta aberta e savana seca. A descoberta em 1963 da palanca-negra, levou à criação desse parque. Atualmente, desconhece-se quantos exemplares ainda poderão existir...
► Reserva Especial do Luando
Normalmente chamada de Reserva Especial do Luando, foi proclamada Reserva Natural em 1938 e recebeu estatus de Reserva Especial em 1955. Tornou-se Reserva Natural e Integral desde 1957. Localizada entre os rios Luando, Kwanza e Luasso, ocupa uma área de 8.280 km². O limite sul da reserva está na divisa da Província de Malange com a Província do Bié, entre os rios Kwanza e Luando.
Descrição: Existem dois tipos de vegetação dominante: floresta aberta e savana com árvores e arbustos. Conhecida formalmente como paraíso das aves, originalmente a reserva foi criada para preservar a palanca-negra; mas parece que primeiramente foi estabelecida como Reserva de Caça... Mamíferos que podem ser encontrados: cobo, lechwe, puku e sitatonga.
Selo de Angola obliterado em “Malange” 20/09/1985 que mostra a palanca-negra em cativeiro.
Abaixo, o mesmo selo de Angola aposto sobre diferente cartão-postal que também obliterado em “Malanje” 20/11/1985 e mostra a palanca-negra-gigante em seu habitat natural.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário